História


A história do  Muay Thai caminha lado a lado com a história do povo tailandês — a origem de ambos é, portanto, difícil de se descobrir.

Quando o exército birmane invadiu e arrasou Ayuddhaya, os arquivos de história tailandesa ficaram perdidos. Com eles, foi-se também muito da história do começo do boxe tailandês.

O pouco que se sabe vem das escritas dos birmanes, registros de antigas visitas europeias e algumas das crônicas do reino de Lanna Chiangmai.

 

Existem várias versões sobre a origem do boxe tailandês ou Muay thai como é conhecido.

A mais aceita pela maioria dos mestres de Muay Thai e também por vários historiadores tailandeses é a seguinte:

A origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central.

Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde atualmente é a Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura.

Do seu local de origem, a China, até o seu destino, os tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de senhores da guerra, de animais, e também foram acometidos de muitas doenças.

Para protegerem-se e manterem a saúde, eles criaram um método de luta.

O Prajead

Prajead

O Prajead (anel mágico), ao contrário do Mongkong, é pessoal. Este amuleto sagrado é dado ao lutador antes de iniciar a sua carreira no camp de treino, durante o seu período de formação espiritual que deve ocorrer por um período de aproximadamente 6 meses num mosteiro. Durante a cerimónia final no mosteiro o amuleto é benzido pelos monges, transformando-se num potente talismã. Obviamente alguns destes formalismos foram-se perdendo ao longo do tempo, contudo outros ainda se mantêm. O Prajead por vezes é feito à mão por um membro da família do lutador com roupas do mesmo, ou então com roupas sagradas de um monge. Outras vezes, não passam de gaze amarrada à parte superior dos braços do lutador. Sendo que este poderá usar o Prajead em apenas um dos braços, significando que este é o seu braço mais forte. Contudo, em alguns estádios o Prajead é obrigatório em ambos os braços, como no estádio Lumpinee. Tal como acontece com o Mongkong, acredita-se que este amuleto traz sorte e protege o lutador durante o combate.

 

O Phuang Malai

Phuang Malai

O Phuang Malai é um arranjo de flores oferecido a um lutador como forma de amuleto e desejo de boa sorte. Estas flores, normalmente Jasmim, são "amarradas" umas às outras e formam uma espécie de cordão suficientemente grande para que o lutador o possa usar à volta do seu pescoço. Na tradição budista, as flores simbolizam a vida, a morte e a volatilidade da existência. O Phuang Malai não é oriundo do Muay Thai, tal como o Mongkong e o Prajead, este foi incorporado no desporto por influência da cultura tailandesa.

 

O  Ram Muay

Wai Kru

O Ram Muay é a dança, durante a qual o lutador irá percorrer o ringue caminhando ao longo do perímetro das cordas, parando em cada um dos cantos para rezar uma pequena oração. O acto de percorrer o ringue tem como simbolismo "selar" o mesmo contra a entrada da má sorte e proteger o lutador durante a sua luta. O lutador dirigir-se-á ao centro do ringue e ajoaelhar-se-á voltado para o seu campo de treino. Aos poucos une as suas luvas à frente da sua cara e começa a inclinar-se enquanto reza pequenas orações budistas.

 

Ram Muay

Fá-lo-á por três vezes, prestando homenagem a três identidades situadas a níveis diferentes. Honra Buda, Sanga (a ordem dos monges) e Dharma (os ensinamentos de Buda). Ao mesmo tempo dá graças ao seu mestre, ao seu campo e aos seus antepassados combatentes. A seguir ao Wai Kru, o lutador começa a executar o Ram Muay, uma lenta série de movimentos estilizados e executados ao ritmo da música que conduzem o lutador na direcção das quatro cordas do ringue em busca de protecção. Esta série de movimentos é própria de cada lutador, ou seja a dança de cada lutador é diferente. Alguns lutadores incorporam movimentos que transmitem de que parte da Tailândia eles são oriundos, outros simplesmente adicionam movimentos pessoais. Em suma, o Ram Muay tornou-se num entertenimento adicional para o espectador do Muay Thai.

A Música

O Muay Thai reveste-se de aspectos particulares, e uma dessas paticulariedades é o facto dos lutadores realizarem as cerimónias antes do combate, de que falamos acima, ao ritmo de uma melodia. Mais lenta para o Ram Muay , mais rápida para a luta.